Dinheiro liberado para autônomo, MEI e desempregado: como receber

Warley Leite

A pandemia do coronavírus causou uma verdadeira preocupação aos trabalhadores em relação aos seus empregos. Logo também ficou a dúvida em relação ao recebimento do salário no final do mês. E os que não tem renda fixa e vivem do trabalho informal. Nesses casos, entenda como receber  o dinheiro liberado para autônomo.

Durante o período de quarentena, o governo federal está prevendo uma quantia mensal para profissionais autônomos, como forma de auxiliar nos ganhos do trabalhado informal.

O Ministério da Economia, em 25 de março, sinalizou um aumento do auxílio. Seria um valor de R$ 200,00 por mês. porém, o governo tem uma expectativa de pagar R$ 300,00 mensais aos trabalhadores que estejam dentro dos requisitos. O dinheiro liberado para autônomo poderá ser retirado pelo trabalhador informal entre abril a junho, como maneira de amenizar o contratempo causado pelo coronavírus.

MEI (Microempreendedor Individual) ou desempregado, também poderá ter direito ao recurso.

Como receber o dinheiro liberado para autônomo

A previsão para beneficiar de 15 a 20 bilhões de brasileiros, poderá ser inciado em até duas semanas, de acordo com Paulo Guedes, ministro da Economia.

O que é importante saber, que será preciso um projeto de lei a ser aprovado pelo Congresso Nacioanl, a qualquer momento.

O cidadão que estiver interessado em receber o benefício em cada mês precisará comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, apresentando um documento de identificação.

Também existirá a possibilidade da retirada do voucher em alguma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Mas, para evitar contato físico nas agências, é possível solicitar em casa através do aplicativo do INSS.

Retirada do auxílio

Há 26 mil postos da Caixa que estão sendo preparados para o atendimento aos cidadãos, disse Paulo Gudes.

O interessado irá apresentar seu nome, junto com um documento de identificação, nas agências da Caixa.

Desta forma, o atendente checará a presença ou não do cidadão como beneficiário do Bolsa Família ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Caso não esteja recebendo nada, ficará habilitado a receber o dinheiro.

O alvo da medida são os autônomos, desempregados e microempreendedor individual (MEI), que integram família de baixa renda.

Fake News

A Secretaria Especial do Desenvolvimento Social precisou ir a público para desmentir falsas informações que circulam pelas redes sociais, em relação ao dinheiro liberado para autônomo.

Em  nota divulgada pela secretaria ligada ao Ministério da Cidadania afirma que é falso o suposto cadastramento do Governo Federal em um site para que as pessoas recebam o “Auxílio Cidadão”.

É bom saber:

O governo recomenda que os cidadãos confirmem informações nos canais oficiais, como o Ministério da Saúde, o Ministério da Economia, o portal do Governo do Brasil e o portal do Ministério da Cidadania.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Associações não tem credibilidades com Motoristas por App em BH

Em Belo Horizonte existe várias associações por motoristas de aplicativos. Inclusive a segunda a ser criada no Brasil nasceu aqui na terra do pão de queijo.  Na região da grande Bh existe cerca de 75 mil motoristas isso segundo documento da 99 Pop apresentado ao ministério do trabalho de Belo […]

Inscreva-se agora